terça-feira, 28 de janeiro de 2020

a rima em mim é espontânea ...


Estas palavras que se seguem, são apenas um desabafo... há quem desdenhe a todo o pé de passada, dizendo que as quadras e as rimas são escrita simplória, rural, um ajuntamento de palavras sem graça. Nem quero acreditar nisto, mas vi escrito num site de poesia, por uma pessoa que se diz Poeta com letra grande pois desdenha de quase tudo e de quase todos, não que eu tenha alguma coisa contra a sua opinião, mas não sei o que ruralidade tem de mal, ela que eu trago entranhada nas minhas veias, desdenhar é fácil, difícil é rimar e fazer quadras a preceito, que saiam jóias lapidadas de vocabulário justo e preciso, que ao leitor digam alguma coisa sobre a vida ou sobre sentimentos, afectos etc. Concluo que é apenas inveja de quem não tem leitores apesar de tão aprimorado que escreve....e penso, que diriam os nossos Poetas clássicos ou que diria o nosso António Aleixo o Gedeão, e tantos outros cuja escrita se tornou eterna, inesquecível através dos tempos. Não gostei do que li, a desvalorização da rima e das quadras acho uma afronta a quem as escreve ainda mais palavras vindas dum poeta. Uma coisa é dizer-se que não se aprecia cada um gosta do que gosta, outra é desdenhar como se a pessoa que as escreve fosse ridícula ou a sua poesia menor ou insignificante. Não me incomoda que me achem um poeta inculto, pois vou continuar a escrever quadras e a rimar sempre que a poesia me peça, (as duas coisas são espontaneidade em mim).
Deixo duas quadras de Aleixo que dizem exactamente o que eu gostaria de dizer a quem se julga acima de todos:
Peço às altas competências
perdão, porque mal sei ler,
para aquelas deficiências
que meus versos possam ter.
Julgam-me mal sabedor,
E é tam grande o meu saber
que desconheço o valor
das quadras que sei fazer!

natalia nuno

Sem comentários: